13.5.15

CURSO DE DOULAS 2015

   É com imensa alegria e expectativa que anunciamos a abertura das inscrições do 2° curso de Doulas do GAPH de Dourados! Esse curso foi montado com todo carinho na intenção de despertar o potencial de servir, acolher e empoderar outras mulheres que, assim como nós, desejam ampliar os conhecimentos sobre a maternidade ativa, a gravidez saudável e o parto com respeito e segurança. 
   Através de uma abordagem profunda, integrativa, não-dogmática e conduzida por doulas de Dourados e Campo Grande, teremos uma metodologia de teorias e vivências baseadas no entendimento da anatomia e fisiologia do parto, do despertar do sagrado feminino, da importância do cuidado e do apoio empático para as mulheres e suas famílias no momento da chegada de um filho, sempre norteadas pelas práticas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
   Após as 80 horas de trabalho intenso e profundo, pretendemos que as doulas possam oferecer suporte físico e emocional para outras mulheres que assim desejarem, através de orientações baseadas em evidências científicas, no respeito ao próximo e na ética nas relações profissionais e familiares.
  Se você deseja fazer parte deste grande movimento pela humanização do parto no Brasil e ajudar mulheres a descobrirem-se como poderosas mamíferas, junte-se a nós!

PROJETO

Doula é uma ocupação oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho, nº 3221-35, em Janeiro de 2013. Cabe a doula oferecer à parturiente, apoio físico e emocional durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A atuação da doula é preconizada no documento da Organização Mundial da Saúde “Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento” através do cuidado empático e contínuo à parturiente.
Durante a gravidez, a doula incentiva a mulher em ser protagonista do nascimento do seu filho. Através da escuta ativa e do diálogo procura esclarecer desejos, expectativas e medos da mulher grávida. Neste contexto, a mulher informada e consciente das etapas do seu trabalho de parto, poderá opinar e decidir quanto a sua mobilidade, sua posição favorável para o parto, deambulação se assim desejar, ingestão de líquidos e alimentos leves durante o trabalho de parto e a presença ou não de acompanhante, promovendo um planejamento do momento do parto.
Durante o trabalho de parto, a doula utiliza métodos não farmacológicos de alívio da dor, massagens, compressas, utilização de bola de ginástica, banqueta de parto, técnicas de respiração, movimentos corporais e posições para ajudar na descida do bebê através do canal pélvico, utilização da água morna como método para alivio das dores, através de banho no chuveiro. Usa também técnicas de relaxamento, se a parturiente desejar, a diminuição das luzes e música.

Objetivos:

- Proporcionar conhecimento teórico e prático para mulheres que desejam acompanhar e apoiar mulheres na gestação, parto e pós-parto com informações sobre parto e aleitamento materno;
- Qualificar programas de atenção primária à gestação, com informações durante o pré-natal sobre os processos de gestação, parto e nascimento.
- Qualificar a assistência ao parto hospitalar como estratégia de acesso ao parto normal e natural, favorecendo o atendimento multidisciplinar a gestantes, parturientes e puérperas;
- Incentivar a desmedicalização do parto e do uso das melhores evidências na prática obstétrica e à observância das recomendações da Organização Mundial da Saúde;
- Incentivar a formação de profissionais para o apoio ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementado até 2 anos de idade ou mais.

Público alvo:

Mulheres interessadas em exercer a função de doula
Profissionais da saúde que atuam com gestantes na atenção primária ou hospitalar
Não é necessária formação na área da saúde. Basta ter concluído o ensino médio.


Datas:


Carga horária:

80 horas, sendo:
- 60 horas presenciais (teorias e vivências)
- 10 horas de atividades práticas orientadas de acompanhamento de uma gestante
- 10 horas de trabalho de reflexão do curso

Numero de vagas: 25 a 30 pessoas
É obrigatória a presença em 100% da carga horária para obter a certificação.


Conteúdo

Políticas públicas na atenção a gestantes e recém-nascidos
Anatomia Feminina
Fisiologia da gravidez
Fisiologia Hormonal do Parto
Boas práticas de atenção ao parto e nascimento
Tipos de parto e locais de Parto
Rotinas e Protocolos Hospitalares
Métodos de alívio da dor
Movimentos, exercícios e respiração para o trabalho de parto e parto
Recepção do bebê na primeira hora de vida
Aleitamento materno
Preparação da gestante para o parto
Preparação do acompanhante para o parto
Como conduzir grupos de gestantes
Acompanhamento pós-parto


Investimento:


Pretende-se manter ao máximo a concentração e imersão nos conteúdos, portanto faremos todas as refeições no local. A alimentação está inclusa no valor da inscrição, veja no programa quais refeições serão servidas. Pedimos a todas que se programem para não sair do local do curso nos intervalos.

Inscrições:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Clique na figura acima para preencher a ficha de inscrição.
A inscrição será confirmada mediante pagamento

Conta para depósito:
Banco Santander
Ag: 3121
Conta: 01053349-2
Nome: Thiany Andressa Ferreira Lange 
Enviar o comprovante de depósito para o email: doulasdourados@gmail.com

Pagamento parcelado em cheque:
Enviar pelo correio ou entregar diretamente
Contalex Triunfo – A/C Thiany Lange
Rua Floriano Peixoto 57 Centro
Cep: 79820-150
Dourados, MS 

Local do Curso:

Studio Yoga
R. João Rosa Goes, 2235
Dourados, MS


Responsável pelo projeto:

Angela Rios
contato: (67) 8128-2253
e-mail: doulasdourados@gmail.com

Equipe Organizadora:

Alzira Assunção
Angela Rios
Carol Aguiar
Daniele Ceccato
Janaína Bentinho
Márcia Pereira
Simone Espinosa 
Thiany Andressa

Veja como foi o nosso curso realizado em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Para maiores informações entre em contato pelo email: doulasdourados@gmail.com