15.11.13

Marcha pela Humanização do Parto em Dourados

O sistema obstétrico vigente em nossa cidade não atende as nossas necessidades. Queremos mais respeito às mulheres grávidas, aos bebês que estão nascendo e suas famílias. 

Para mudar essa realidade, precisamos de: 
- Respeito ao direito da mulher de escolher seu tipo de parto. Fim das indicações falsas de cesariana. Prática baseada em evidências científicas.
 - Salas de parto (quartos PPP) nos hospitais. A estrutura do serviço deve permitir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher no acolhimento, trabalho de parto, parto e pós-parto até a alta. (Respeito à RDC-36 e Lei do Acompanhante).
 - Equipe obstétrica mínima (enfermeiro obstetra e médico obstetra) nos hospitais conveniados aos planos de saúde, para cuidado e acompanhamento no trabalho de parto e parto.
 - Recepção humanizada do recém-nascido, contato pele a pele e incentivo à amamentação após o parto.
- Permissão da entrada da doula nos ambientes de parto para suporte físico e emocional individualizado para a mulher no trabalho de parto e parto.



Mas o que é parto humanizado? 
 PARTO HUMANIZADO é a assistência ao parto com respeito, segurança e atendimento de qualidade à mulher, ao bebê e ao acompanhante.

 - É o respeito ao corpo da mulher e o acesso às tecnologias caso elas sejam necessárias (inclusive anestesia, inclusive cesariana, inclusive qualquer medicamento)
 - É não tratar todas as mulheres como seres iguais, todos os bebês como seres iguais e repetir protocolos desnecessários, agressivos e prejudiciais à saúde destas mães e bebês. (inclusive anestesia, inclusive cesariana, inclusive qualquer medicamento)
 - É dar à mulher informações reais sobre suas condições de saúde e do bebê e realmente deixá-la decidir sobre o que é melhor para si, junto com o médico. (inclusive anestesia, inclusive cesariana, inclusive qualquer medicamento)
 - É oferecer um espaço físico adequado para que a mulher tenha conforto e privacidade durante o trabalho de parto, com a presença do acompanhante de livre escolha, com a presença de doula e acesso à métodos de alívio da dor.

 PARTO HUMANIZADO NÃO SINÔNIMO DE PARTO DOMICILIAR
 PARTO HUMANIZADO NÃO SINÔNIMO DE PARTO NATURAL, SEM INTERVENÇÃO
 PARTO HUMANIZADO NÃO É PARTO SEM ASSISTÊNCIA


PARTO HUMANIZADO É PARTO COM RESPEITO E DIREITO DE TODA MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Para maiores informações entre em contato pelo email: doulasdourados@gmail.com