5.5.13

Plano de Parto - Parte III

Nossos encontros estão ficando cada vez melhores!!


No dia 04 de maio iniciamos o encontro com o relato da Carlota sobre o nascimento do seu segundo filho, o Rafael, em um parto normal acompanhado por enfermeira obstetra. Ela contou como foi todo o período de trabalho de parto e as diferenças desta gravidez e da anterior, que culminou em uma cesariana desnecessária.
Sua experiência com certeza serviu como incentivo para todo o grupo, pois ficou clara a satisfação em ter conseguido seu VBAC (Parto Vaginal Após Cesárea - sigla em inglês), superando o velho mito "uma vez cesárea, sempre cesárea".



Depois do relato, discutimos a recepção do recém-nascido, baseando o conhecimento no livro do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde "Além da Sobrevivência - Práticas integradas de atenção ao parto benéficas para a nutrição e saúde de mães e crianças".  Essa literatura tem foco principal em 3 condutas:
- Esperar o cordão umbilical parar de pulsar antes de cortar, garantindo adequado suporte de nutrientes da placenta para o bebê depois de nascer.  
- O contato pele a pele entre a mãe e o bebê após o parto, que melhora a efetividade da primeira mamada, regula a temperatura corporal do bebê e melhoram os comportamento de afeto e vínculo entre mãe e bebê, além de proteger contra intervenções desnecessárias e inadequadas.  
- O início do aleitamento materno exclusivo logo após o parto, que é muito importante para a nutrição do bebê e também a prevenção doenças da mãe e do bebê.
Falamos sobre a avaliação do APGAR, os procedimentos de aplicação de colírio nos olhos, injeção de vitamina K, aspiração de vias aéreas. Quando e como esses procedimentos devem ser feitos, porquê eles se tornaram rotina nos hospitais e a importância de colocar as preferências no plano de parto.

Ao final, assistimos o trailer do filme "O Renascimento do Parto", que discute muito bem essa questão de como recebemos uma nova vida que chega ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Para maiores informações entre em contato pelo email: doulasdourados@gmail.com