26.8.12

Quinto encontro do grupo de apoio

Tema: Plano de parto - Parte 2

Ao elaborar um plano de parto, a gestante e acompanhante conversam e refletem sobre a assistência que eles esperam receber antes, durante e depois do parto. Como continuidade ao bate-papo iniciado no encontro anterior, foram apresentados alguns pontos dos planos de parto em construção pelas gestantes. 

Discutimos sobre a importância de elaborar um plano de parto, documento que não é um contrato, mas que esclarece  para todos os envolvidos qual é a assistência que se espera. Independentemente do tipo de parto que a mulher terá, o plano de parto será a ferramenta para o seu protagonismo! 

Os assuntos que mais foram debatidos a respeito do plano de parto neste encontro foram:
- Dificuldade em apresentar ao profissionais médicos o plano de parto: medo de serem mal-interpretadas, como abordar o assunto na consulta, desconfiança do médico que não aceita discutir o plano de parto.
- Dificuldade em encontrar locais que favoreçam o plano de parto: não existe sala de parto nos hospitais de Dourados, a dificuldade em se conseguir um parto natural em sala cirúrgica.
- O uso da ocitocina: uso rotineiro da ocitocina e seus prejuízos, como aumento da dor e sofrimento fetal, levando à cesariana necessária, como é a administração da ocitocina (intravenosa), casos em que a ocitocina sintética pode ser necessária no pré-parto (com a menor dose possível para corrigir a dinâmica uterina)
- Auscuta fetal: como é realizada a auscuta fetal, cardiotocografia, monitoramento contínuo e monitoramento intermitente.
- Aminiotomia: como é realizada a amniotomia, quais indicações e suas consequências.

Além destes, foram lidos e discutidos outros procedimentos do plano de parto, seguindo o modelo do site "Amigas do Parto". Veja o modelo aqui.

Depois, assistimos um dos vídeos mais emocionantes da internet de um parto humanizado hospitalar.

 Ao final, com desejos de força, fé e protagonismo, marcamos nosso próximo encontro para 15 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Para maiores informações entre em contato pelo email: doulasdourados@gmail.com